terça-feira, 13 de setembro de 2005

Descendo do Salto

Descendo do Salto

Programa de rádio produzido por acadêmicas do 1º ano de jornalismo do Centro Universitário Positivo, tem por objetivo discutir o papel da Mulher na sociedade.

"Este é o nosso objetivo,
mostrar que lugar de mulher
é em todo lugar." Graciele Muraro

O programa Descendo do Salto é produzido e apresentado pelas acadêmidas Eloisa Parachen, Evelise Toporoski, Graciele Muraro e Vanessa Ramos. A estréia do programa aconteceu dia 25 de agosto, e contou com a presença de Angélica Cavalcante Leme da Cunha, motorista de ônibus há 3 anos. Angélica disse que trabalhar entre 335 homens não é fácil, mas teve com o incentivo da família e dos amigos. É inevitável o choque das pessoas quando a vêem sentada no banco que normalmente senta um homem. Algumas pessoas até se recusam a entrar no ônibus. A cobrança também é muito maior, mas na opinião de Angélica, ela esta sujeita a errar como qualquer outro motorista, mas as pessoas acham que só por que é mulher, ela deve ser perfeita. A motorista ainda dá uma dica para as mulheres que desejam descer do salto como ela: “Eu acho que nós temos que mostrar a eles, homens machistas, que a gente é competente. Nós devemos passar por cima do preconceito e devemos ir a luta.

No segundo programa, que foi ao ar dia 01 de setembro, esteve presente a vereadora Julieta Reis, formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Artes Plásticas. Sempre atuou na área da cultura. Trabalhou na Fundação Cultural de Curitiba desde a sua criação. Ajudava muitas mulheres com seu trabalho de orientação na Fundação Cultural, e cada vez mais entrava em contato com a população. Salienta que a atuação da mulher no meio político ainda é muito pequena, e que este mundo ainda é masculino. Atualmente existem na câmara de vereadores 38 homens e apenas 5 mulheres. Para Julieta, isto ocorre, pois as mulheres não se interessam muito pela atividade política. No meio legal, 30% das vagas de todos os partidos, por lei, estão destinadas as mulheres, e só podem ser preenchidas por homens caso o número de mulheres não seja o suficiente. Infelizmente, nenhum partido consegue preencher estas vagas. Julieta deixa seu recado as mulheres que desejam descer do salto: “A primeira coisa é acreditar naquilo que se faz, você tem que ter uma tendência e deixar de se interessar só pelos seus assuntos, e começar a se interessar pelos assuntos da sua comunidade. Todas as mulheres que deixam de se preocupar só por assuntos particulares, e começam a se interessar pela sua cominidade, já estão fazendo política, e podem se filiar a um partido e serem candidatas”.

O Programa Descendo do Salto vai ao ar todas as quintas-feiras às 15 horas. Dúvidas ou sugestões, o e-mail é descendodosalto@yahoo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Waiting to have babies "defies nature" say UK docs
Women who wait until their late 30s to have children are "defying nature and risking heartbreak," leading obstetricians in the UK say.
If you have a moment, please visit just jumping castles related site. It pretty much covers just jumping castles related stuff anything for hire.
Go and check it out next time you want to hire anything or someone :-)

Marsha

Anônimo disse...

alguem ouve isso aí??? Um dia vou tentar ouvi soh pa ve a merda que essa noia deve se...naum deve se boa coisa afinal so tem menina...
e esses bundaum aí que naum faz nada...ô suas bicha apavora ae com essas podre...

Anônimo disse...

bzzzzzzzz